Um diálogo entre pedagogia e educação ambiental. Pátio: revista pedagógica, Porto Alegre, p. 18 - 21, 20 maio 2010.
LOUREIRO, C. F. B. Um diálogo entre pedagogia e educação ambiental. [2010]. Porto Alegre:. Entrevista concedida a Cristina Amaral
Disponível em: http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=759
Entrevista
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Cristina Amaral
O Brasil é, reconhecidamente, um dos países mais avançados na discussão da questão ambiental. Porém, na hora da internalização dessas discussões no âmbito escolar, encontra problemas. Quem faz essa afirmação é o professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de atuar nos programas de pós-graduação em educação e em psicossociologia de comunidades e ecologia social, Loureiro é líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade, também da UFRJ, e professor em programas universitários de educação ambiental, autor de diversos livros e consultor de instituições públicas e privadas. Nesta entrevista, concedida com exclusividade à Pátio, ele analisa a educação ambiental no Brasil hoje, como esta se relaciona com a ecopedagogia, e afirma que não é possível educar para a consciência ambiental sem levar em conta o entorno da escola. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.
O que é a ecopedagogia e como se relaciona com a educação ambiental?
A ecopedagogia vem no bojo de uma discussão dos anos 1960, virada dos anos 1970, de como internalizar não só as questões ambientais de modo geral, mas todas as polêmicas e inquietações que a questão ecológica traz. Ela se situa no mesmo âmbito da construção da educação ambiental, embora não deva ser vista como a mesma coisa. A ecopedagogia é uma proposta pedagógica que aborda as questões ambientais tanto no sentido físico e biológico, tal como as pessoas geralmente a entendem, quanto no sentido de que o homem é um ser que pertence à natureza e que coabita o planeta com as demais espécies. A educação ambiental é mais ampla, uma vez que se institucionalizou, e existe inclusive uma política nacional de educação ambiental; a ecopedagogia é uma abordagem pedagógica do campo da educação que dialoga com a própria educação ambiental.
Como a educação ambiental chegou ao Brasil?
Nos anos 1960, o que aparece no mundo da educação é a seguinte discussão: precisamos internalizar a questão ambiental no sentido mais profundo, mais radical do termo. Discussão esta que vem acompanhada de uma crítica profunda ao capitalismo. Quando a educação ambiental chega ao Brasil, na época da ditadura, e logo depois, no início da abertura, os movimentos sociais estavam esfacelados, o que fez com que as reflexões típicas da esquerda europeia demorassem a chegar. Quando elas chegam, acabam apresentando uma leitura técnica. Como resultado, a educação ambiental configurou-se, em seu início, como conteúdo de ecologia. Ela vai ganhando essa outra feição, mais ampla, nos anos 1980, quando ocorre o processo de democratização e essas discussões ganham corpo no Brasil. É quando a educação, em geral, e a educação popular, em particular, especialmente na figura de Paulo Freire, aproxima-se da educação ambiental. Então ela passa a ser realmente um processo de discussão de cidadania, de reflexão da existência de discussão de políticas públicas e de uma ação coletiva.
Qual a importância de Paulo Freire nesse contexto?
No final dos anos 1980 e em toda a década de 1990, Paulo Freire - ele e todo o campo da educação popular - começa a reconhecer que a questão da natureza também é central nas reflexões acerca da emancipação humana, da liberdade, da autonomia do homem. E passa a perceber que, na verdade, os processos de destruição da natureza estão estreitamente ligados aos processos referentes a como a sociedade se organiza, como as relações sociais definem-se no capitalismo como forma de dominação e de expropriação. Paulo Freire começa a enxergar que a luta social é também uma luta ambiental, e vice-versa. Romper com essas relações sociais de expropriação e dominação significa melhorar nossa relação com o mundo. Portanto, pensar um ambiente que seja ecologicamente equilibrado significa pensar uma sociedade que seja assim. Paulo Freire enxerga isso muito bem e vai influenciar a educação ambiental no Brasil.
Estamos falando da educação ambiental como educação transformadora, mas ela também pode ser um modo de reprodução das relações de exploração e dominação?
Sim, pode! É fundamental lembrar que a educação ambiental ou a ecopedagogia são práticas sociais do mundo da educação - e a educação nunca pode ser vista como a salvação do mundo. Ela é um componente essencial para a construção da autonomia, da reflexividade, da capacidade crítica e do exercício da cidadania; porém, como tudo o que faz parte da prática social, vive as contradições que são próprias de tal sociedade. Então, assim como a educação ambiental pode promover essa discussão sobre nós no mundo, nossa relação com o outro, com o que usamos, com o que nos apropriamos, ela também pode induzir a certos mecanismos que reproduzem toda essa sociedade com uma roupagem verde.
O senhor poderia exemplificar?
É muito comum, por exemplo, você ver práticas de educação ambiental que descolam a esfera individual das formas de apropriação coletiva daquele bem natural. Tomemos o exemplo do lixo: discute-se a coleta seletiva de lixo na escola, mas eu não posso implantar a separação do lixo na escola e a destinação dele para a reciclagem sem discutir como aquela mercadoria foi produzida. Na verdade, grande parte do impacto ambiental do que se torna lixo acontece na produção dessa mercadoria. Eu não posso propor a discussão da reciclagem sem discutir por que eu consumo determinadas coisas e por que consumir determinadas coisas me dá status, me dá sentido de realização. Estas são questões bem mais profundas.
Quais são as consequências dessa situação?
Quando há esse descolamento, o que acontece é que você apenas tira um peso da sua consciência, porque destinou o lixo para a reciclagem, mas não necessariamente diminui sua produção de lixo. Existem pesquisas que mostram que, ao contrário disso, muitas vezes o consumo não diminui, mas sim aumenta. Você se sente confortável. Você não se questiona por que está consumindo o refrigerante, por exemplo, qual o impacto da produção desse refrigerante, as relações de trabalho no local de produção, ou por que razão eu tomo refrigerante em vez de suco natural. Quando você descola a esfera individual da esfera da política pública, da esfera de suas relações sociais no mundo, e joga toda a responsabilidade sobre o indivíduo, fica parecendo que é apenas uma questão de escolha pessoal diante do mundo. Nesse caso, a tendência é muito mais reproduzir a lógica da sociedade do que questioná-la.
Essa é uma visão hegemônica no campo das discussões sobre a questão ambiental?
Não. Existem hoje diferentes concepções do problema ambiental. Há, por exemplo, a visão mais conservacionista, cujo foco recai na proteção do que sobrou da natureza. Há uma leitura - bastante otimista - que diz que o problema ambiental é apenas uma questão de desenvolvimento tecnológico e de adequação do comportamento. Nessa concepção, desde que se defina o que é correto fazer e que se faça uma boa gestão de recursos, com uma tecnologia correta, tudo dará certo, ou seja, a natureza será preservada e nós poderemos continuar com a mesma lógica de desenvolvimento econômico. E uma terceira vertente é o chamado ecologismo dos pobres, um termo cunhado na Espanha, de que eu particularmente nem gosto muito, por ter uma terminologia dúbia, mas que se apoia nessa leitura crítica segundo a qual não adianta nem tentar isolar o que se tem, porque é inviável, nem apostar apenas na modernização tecnológica, porque o problema está na própria natureza da relação, isto é, o que gera os processos de injustiça ambiental são os mesmos processos que geram a injustiça social. Os grupos sociais que vivem vulneráveis, sob risco, do ponto de vista ambiental, não estão nessa situação por acaso, mas porque são socialmente colocados em uma condição de exclusão.
O senhor poderia explicar melhor?
Vejamos o exemplo das chuvas no Rio de Janeiro e das mortes por desabamentos - que se repetem, aliás, em todo o país. As pessoas fazem um uso ideológico da chuva. Dizem: "Ah, é porque choveu demais", ou então: "Ah, mas as pessoas insistem em construir as casas onde não podem...". O caso é justamente o contrário: as pessoas moram onde podem! Se eu não tenho condições de morar em uma propriedade privada, vou morar em um local de posse. E um local de posse é obviamente um local de risco; se não fosse, o mercado já o teria usado para especulação imobiliária.
Qual a postura do ecologismo dos pobres diante disso?
Ele procura mostrar que a alternativa para uma sociedade ecologicamente viável passa pelo reconhecimento das lutas sociais de grupos que historicamente foram excluídos do âmbito do capitalismo e que apresentam em sua forma de viver, em termos econômicos e culturais, uma alternativa não mercantil. Grupos como quilombolas, caiçaras e seringueiros têm um modo de se organizar, de se relacionar com o mundo e de produzir que é diferente da lógica de acumulação e destruição progressiva na qual vivemos. São grupos ecologicamente relevantes, com os quais podemos aprender não porque sejam "bonzinhos" no sentido moral, mas porque mostram uma alternativa social ao que está aí. Aliás, esta é uma atribuição importante da educação ambiental: desnaturalizar essas verdades consolidadas que tendemos a encarar como únicas. Não se trata de voltar ao passado, mas de aprender com essas culturas para a construção de uma sociedade que seja viável para todos, sem destruir a natureza. Esse é um falso dilema imposto por essa sociedade.
Qual é a lógica - e a prática - da educação ambiental na escola de hoje?
O Brasil é, reconhecidamente, um dos países mais avançados na discussão da questão ambiental. Porém, na hora da internalização dessas discussões no âmbito escolar, encontramos problemas. O que acontece hoje nas escolas é muito diversificado e depende em grande parte de onde está a escola. Eu diria que existem vários tipos de educação ambiental no país ao mesmo tempo. Em termos de concepção, algumas são mais focadas na questão da conservação do meio ambiente, enquanto outras priorizam o comportamento do aluno. Outras ainda já pensam mais nesse processo coletivo, na organização da sociedade e na intervenção em alguns espaços. De modo geral, essas últimas acontecem em escolas públicas, que são mais abertas a esse tipo de discussão e ao diálogo com a comunidade, as organizações comunitárias e os movimentos sociais.
Nas escolas privadas é diferente?
A escola privada não é muito aberta a isso. Tanto é que, no Brasil, geralmente é na escola privada que as experiências acontecem mais na forma disciplinar. O que não significa que não aconteçam situações interessantes nas escolas privadas. Na verdade, não existe uma receita de bolo. Às vezes, ações que podem parecer fragmentadas, ações realmente disciplinares, têm resultados interessantes. Depende muito de como elas são conduzidas.
Que disciplinas favorecem o trabalho com a educação ambiental?
Existem algumas disciplinas que, inclusive por força de sua constituição no Brasil, estão mais próximas da questão ambiental, como história, geografia e biologia, por exemplo. Mas hoje já podemos ver experiências interessantes criadas por professores de português, matemática, artes e educação física nessa visão da ecopedagogia, que é muito mais um olhar novo sobre o mundo do que um conteúdo específico. Não se trata de desqualificar a matemática ou a biologia, muito pelo contrário. Trata-se de pensar essas disciplinas sob um olhar que recoloque o homem como um ser que pertence à natureza, e não como um ser que está contra a natureza.
O sair da escola, o extramuros, é fundamental?
Se pensarmos na proposta da ecopedagogia como um todo e considerarmos que ela não se esgota nessa mudança de atitudes e comportamentos individuais, fica claro que a prática da educação ambiental está fortemente voltada para esse diálogo da escola com a comunidade que atende, ou seja, o seu entorno.
Que ações o senhor pode citar como exemplares em escolas brasileiras?
Existem boas experiências no país que, infelizmente, não conseguem se universalizar como políticas públicas que garantam a educação ambiental como um direito para todos. Isso acontece porque nem toda experiência pode ser replicada; o que dá certo num local às vezes não dá certo em outro devido a inúmeros fatores. Podemos citar escolas na região Sul que estão fazendo a adequação física do espaço para gerar menos impacto no consumo de água, de energia, na produção de lixo. Outras experiências, também no Sul, estão vinculadas a ações com as comunidades e estabelecem uma relação bastante concreta do ambiental com a realidade de vida de determinados grupos, como pescadores em áreas de lagoa, por exemplo. No Rio de Janeiro, existem processos de educação ambiental que estão discutindo a construção de uma Agenda 21 Escolar. Na Bahia, está sendo criado um programa estadual de educação ambiental que procura adaptar essas diretrizes gerais ao conjunto do sistema educacional baiano.
E no resto do mundo?
No cenário internacional, existem boas experiências na Europa, mais especialmente na Espanha, assim como no Canadá e em Cuba. Porém, volto a dizer, se elas não forem acopladas a uma discussão pedagógica mais ampla, ficarão vazias.
- Revista Pesquisa em Educação Ambiental
- Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
- Revista Gaia Scientia
- Revista Terceiro Incluído - Transdisciplinaredade e Educação Ambiental
- Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
- Revista Monografias Ambientais - REMOA
- Revista vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da UFSM
- Revista Ambiente e Sociedade
- Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente
- Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis
- Revista Delos
- Revista HOLOS
- Revista Scientia Plena
- Revista Enciclopédia Biosfera
- Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade
- REDE – Revista Eletrônica do Prodema
- International Electronic Journal of Environmental Education (IEJEE-GREEN)
- Revista Sustentabilidade em Debate
- Polis. Revista Latino-Americana
- Revue Education relative a l Environement
- Revista Sociedade & Natureza
- Revista pertinente multidisciplinar de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual
- Revista Brasileira de Ciências Ambientais
- Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
- Revista Monfragüe
- Revista Luna Azul
- Revista chilena multidisciplinar - Nºs disponiveis para Download
- Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Revista em Gestão Social e Ambiental
- Resvista que discute MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
- Revista Brasileira de Gestão Ambiental
- Geoambiente On-line
- Revista de Ciências Ambientais
- Revista Ciências do Ambiente On-Line
- Revista Ouricuri
- Ciência e Natura
- Revista AUGMDOMUS
- Revista INTERFACEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Revista Ambiens
- Revista Holos Environment
- Revista Ecopolítica
- Nature and Conservation
- Revista Ambiente y Desarrollo
- Revista Ambiência
- Sociedade e Território
- Revista Ra'e Ga - O Espaço Geográfico em Análise
- Revista Geográfica Acadêmica
- Revista Geoaraguaia
- Revista Geotemas
- disponibilizar e publicar artigos acerca a temática ambiental e geográfica
- Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental
- Revista de Gestao Ambiental e Sustentabilidade
- Revista Gestión y Ambiente
- Revista Sustentabilidade
- Revista que discutir sobre temáticas ambientais
- Revista Brasileira de Agroecologia
- Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
- Revista Medio ambiente y Derecho. Revista electrónica Derecho ambiental
- Revista española electrónica de Derecho Ambiental
- Environmental Research Letters
- Revista InterSciencePlace
- Environmental Skeptics and Critics
- Environmental Systems Research (ESR
- Cerna - Revista galega de ecoloxía e medio ambiente
- Revista de Didáctica Ambiental
- Revista RCC Perspectivas
- Canadian Journal of Environmental Education
- publishes material that may represent divergent ideas, judgments, and opinions.
- Revista Symbioses
- Revista Meio Ambiente
- Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego
- Revista Fórum Ambiental da Alta Paulista
- Os trabalhos devem ser inscrito em uma das categorias evento Fórum Ambiental da Alta Paulista
- Revista Ambientamente sustentable
- Revista Científica Galego-Lusófona de Educación Ambiental
- Revista IHITZA
- Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente
- Revista Meio Ambiente Industrial
- Revista
- International Journal of Environment and Sustainability (IJES)
- Revista Vertigo
- Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS)
- Revista Ciudad sostenible
- Revista que propõe cidades sustentáveis
- Ambienta - La revista del Ministerio de Medio Ambiente
- Revista do Ministerio de Medio Ambiente da Espanha
- Revista El Indiferente
- Cuides. Cuaderno Interdisciplinar de Desarrollo Sostenible
- Revista M+A, revista electrónica de medioambiente
- Revista Environmental sciences
- Revista de Estudos Ambientais
- Revista Ethics in Science and Environmental Politics
- Ecosistemas: Revista científica y técnica de ecología y medio ambiente
- Rede: Revista Eletrônica do Prodema
- Journal of Political Ecology
- Revista de Comunicação e Educação Ambiental
- Revista Universitas Scientiarum
- Revista de Política Ambiental
- Revista Sostenible?
- Revista Didática Sistêmica
- Revista destinada a promover intercâmbio acadêmico científico e artístico e educacional (ambiental)
- Revista Cuba: Medio Ambiente y Desarrollo
- Academia Journal of Environmental Sciences (AJES)
- Revista Cência Hoje
- Revista Especializada na discussão miltidisciplinar sobre meio ambiente
- Gerenciamento Costeiro Integrado
- Revista THEOMAI
- revista Ciência Florestal
- Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
- Revista Engenharia Sanitária e Ambiental
- Papers NAEA
- Artigos sobre Amazônia de trabalhos NAEA/UFPA
- Desenvolvimento em Questão
- Revista Novos Cadernos NAEA
- Revista Estudios Socioterritoriales
- Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
- Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas
- Revista Katálysis
- Revista Estudos Avançados
- Publicação quadrimestral do instituto de estudos avançados da USP
- Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC)
- Publicação da sociedade Latinoamericano e caribenho de História Ambiental
- Revista Ambiente & Água
- Revista específicas sobre água, hidroquímica, bacia hidrográfica, ...
- Aula Verde. Revista de educación ambiental
- Natures Sciences Sociétés
- Revista Acadêmica Ciência Agrária e Ambientais
- Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales
- Revista internacional de sostenibilidad, tecnología y humanismo
- Saúde & Ambiente em Revista
- Revista O Comuneiro
- Revista Mientras Tanto
- Revista Monthly Review
- Revista l Encontre
- Jornal francês de caráter interdisciplinar
- Revista Amazônia Ciência e Desenvolvimento
- Revues Carré Rouge
- Revista A Contre Courante.INFO
- Revista Planeta Amazônia- Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas
- Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
- Revista de Didáctica Ambiental
- Revista Educação: Teoria e Prática
- edições da Revista que fala sobre Educação Ambiental
- Rivista Confluenze
- Revista de Estudos Iberoamericano
- Revista Cadernos de Pesquisa
- artigos de Educação Ambiental
- Revista Princípios (UFRN)
- Amazônica - Revista de Antropologia
- Revista Página 22
- Revista do Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP-FGV
- Revista Inter-Ação
- Cinco artigos sobre Educação Ambiental
- Revista Educação, Sociedade & Culturas 21
- Artigos sobre temas transversais
- Revista Tópicos en Educación Ambiental
- Revista Educação e Pesquisa
- Revista da USP - textos de Educação Ambiental
- Revista Educação em Revista
- Edição Especial Educação Ambiental (Dossiê)
- Revista Senac e Educação Ambiental
- (baixar Revista) Ano 16, Número 1, - Janeiro / Abril 2007
- Revista Varela
- (Artigo) Revista Momento
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
- (Revista) Cadernos CEDES (UNICAMP)
- Edição Especial sobre Educação Ambiental
- Portal de Educação Ambiental
- (Artigo) Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral
- Texto de LATIF ANTONIA CASSAB e ALOÍSIO RUSCHEINSKY
- Revista de Investigación
- Edição sobre meio ambiente e Educação Ambiental
- AULA VERDE revista de educación ambiental
- Revista Iberoamericana de Educación
- Edição: Educación ambiental y formación docente
- Portal do Professor
- "O"ECO
- ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental
- GPEA - Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte
- NIPEEA - Nucleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental
- NEAS - Educação, Ambiente e Sociedade
- LIEAS - Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade
- GPDEA - Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental
- LAPA - Laboratório de Análise e Planejamento Ambiental
- UFRJ - Laboratório de Análise e Planejamento Ambiental
- LAPPES - Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade
- é um dos espaços de produção de conhecimento e disseminação do PROCAM/IEE/USP
- Isabel Carvalho - Blog
- Infoteca Virtual de Educación Ambiental
- (Baixar) Acervo Eletrônico de Educação Ambiental do MEC
- Educação ambiental: aprendizes de sustentabilidade
- ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental
- Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola
- Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental
- O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental
- Um retrato da presença da EA no ensino fundamental
- Com-Vida / Agenda 21 na Escola
- Coletivos Jovens de Meio Ambiente – Manual Orientador
- Juventude, cidadania e meio ambiente
- Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
- (Baixar) Acervo da publicação do Ministério do Meio Ambiente
- Os Diferentes Matizes da Educação Ambiental no Brasil 1997-2007
- Encontros e Caminhos - Vol. 1
- Encontros e Caminhos - Vol. 2
- Viveiros Educadores - Plantando a Vida
- Identidades da Educação Ambiental Brasileira
- Programa Nacional de Educação Ambiental
- Centros de Educação Ambiental no Brasil: Manual de Orientação
- Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: subsídios para elaboração de politicas públicas
- Com-vida
- Cartilha Municípios Educadores Sustentáveis
- Projeto Político Pedagógico aplicado a Centros de Educação Ambiental e a Salas Verdes
- Passo a Passo para a Conferência do Meio Ambiente na Escola
- Coletivos Jovens de Meio Ambiente: Manual de Orientação
- Cartilha Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis
- “Círculos de Aprendizagem para a Sustentabilidade”
- Caderno metodológico para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento
- Educação ambiental e mobilização social em saneamento
- Política de Águas e Educação Ambiental
- Água: escassez, uso sustentável e saneamento básico
- Resíduo: O que fazer com ele?
- Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana 2012
- Procedimentos para a Elaboração do Plano de Gestão Ambiental Rural–Pgar, no âmbito Gestar
- Referências Conceituais e Metodológicas para Gestão Ambiental em Áreas Rurais
- Programa Nacional de Capcitação de Gestores Ambientais - Volume 1
- Programa Nacional de Capcitação de Gestores Ambientais - Volume 2
- Programa Nacional de Capcitação de Gestores Ambientais - Volume 3
- Programa Nacional de Capcitação de Gestores Ambientais - Volume 4
- Programa Nacional de Capcitação de Gestores Ambientais - Volume 5
- Curso de Licenciamento Ambiental, Módulo Específico
- Curso de Licenciamento Ambiental, Módulo Básico
- Documento Técnico nº15: Mapeamentos, Diagnósticos e Intervenções Participativos no Meio Ambiente
- Documento Técnico nº14: O passo a passo para a ação Municípios Educadores Sustentáveis
- Documento Técnico nº13: Programa de Formação Continuada dos Analistas Ambientais do MMA
- Documento Técnico nº11: II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
- Documento Técnico nº10: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - Com-vida
- Documento Técnico nº8: Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais
- Documento Técnico nº7: Portfólio do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental
- Documento Técnico nº6: O desafio do Movimento Sharing Nature na Educação Ambiental Contemporânea
- Documento Técnico nº5: Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental
- Documento Técnico nº2: Programa de Educomunicação Socioambiental
- Documento Técnico nº1: CIEAs - Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental
- Incentivos para a mudança de hábito do consumidor
- Diversidade de embalagens no varejo
- Cempre 2008 - Coleta seletiva
- Bioplásticos na indústria e no mercado
- Bioplásticos - Gestão de embalagens biodegradáveis
- Experiência Supermercados São Vicente
- 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários
- Compromisso pela Qualidade do Ar e Saúde Ambiental
- Manual de Diretrizes Programáticas
- Elementos para a organização da Coleta Seletiva e projeto dos Galpões de Triagem
- PRÊMIO MELHOR PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL URBANA 2010
- Lei 12.305 Resíduos Sólidos - EN
- APOIANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: DO NACIONAL AO LOCAL
- Pesquisa sobre Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para Gestão de Resíduos Sólidos
- Elementos para a organização da Coleta Seletiva e projeto dos Galpões de Triagem
- Folder Modelo Tecnológico e de Gestão para Manejo de Resíduos Sólidos
- Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação
- Currículo Lattes de Principais Professores que trabalham Educação Ambiental
- Carlos Frederico Bernardo Loureiro
- Isabel Cristina de Moura Carvalho
- Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
- Gustavo Ferreira da Costa Lima
- Hedy Silva Ramos de Vasconcellos
- Marcos Antonio dos Santos Reigota
- Vera Margarida Lessa Catalao
- Maria de Fátima Rodrigues Makiuchi
- Carlos Roberto da Silva Machado
- Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti
- Maria Inês Gasparetto Higuchi
- Valdo Hermes de Lima Barcelos
- Francisco José Pegado Abílio
- Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
- Curriculo Lattes de Professores que trabalham a questão ambiental
- Marcelo Firpo de Souza Porto
- José Augusto Leitão Drummond
- Sergio Barreira de Faria Tavolaro
- Eda Terezinha de Oliveira Tassara
- Antonio Carlos Sant'Ana Diegues
- Carlos Walter Porto-Gonçalves
- Teses e Dissertções sobre Educação Ambiental
- Banco de Teses da UNICAMP sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente
- Banco de teses PPG em Ecologia Social/UFRJ
- Livros e artigos Edgar González Gaudiano - Baixar (PDF)
- Educación ambiental y manejo de ecosistemas en México
- Educación y cambio climático: un desafío inexorable
- Representaciones sociales del medio ambiente: Un problema central para el proceso educativo
- Representación y medio ambiente en la educación básica en México
- Configuración y significado. Educación para el desarrollo sustentable
- Educación, comunicación y cambio climático: resistencias para la acción social responsable
- La ambientalización del currículum escolar: breve recuento de una azarosa historia.
- Educación ambiental y sociedad civil en México análisis de sus propuestas pedagógicas
- Vídeos Ambientais
- Home
- Amianto
- Surplus
- A História dos Cidadãos Unidos vs FEC
- A História da Água Engarrafada - A grande mentira da Indústria
- De Homo consumus a Homo responsabilus
- A Engrenagem - Instituto Nina Rosa
- The Bottom Line - Privatizing the World
- Lixo Extraordinario Documentário
- Amazônia Tóxica / Toxic Amazon (2012)
- Uma verdade mais que inconveniente
- Soja: em nome do progresso - parte 2
- Soja: em nome do progresso - parte 1
- McDonalds, do que são feitas essas batatas?
- Alimento O ültimo Segredo exposto
- Pirates! A verdade sobre os piratas da Somália
- Chico Mendes - O preço da floresta
- Crises do Capitalismo (David Harvey) RSAnimate - legendado
- O Poder Capitalista sobre a Sociedade
- o vale
- A Ilha
- Mudanças climáticas no Brasil
- Greenpeace Brasil - Mudanças do clima, mudanças de vidas
- Descobrindo os Corredores de Biodiversidade - Parte 1
- eco1
- Greenpeace - Filme TV 30s Mudanças Climáticas
- Salve o Planeta-Pinguins Cantando
- Vamos Cuidar do Meio Ambiente - Turma da Mônica
- Mudanças do clima, mudanças de vidas
- Preservação do Meio Ambiente
- Turma da Mônica “Uma Aventura no Tempo”
- Como Nasceu Nosso Planeta - History Channel
- Carta Escrita no Ano de 2070 - Narrada
- Leonardo Boff - Ética e Ecologia desafios do século XXI
- MAN (Steve Cutts) - animação
- In the Fall - by Steve Cutts
- SUPER SIZE ME - a dieta do palhaço
- Capitalismo: Una historia de amor (2009)
- Fahrenheit A farsa do 11 de Setembro COMPLETO
- SICKO - SOS Saude - Michael Moore completo legendado
- Belo Monte, Anúncio de uma Guerra - filme completo
- Documentario Degradação Ambiental no Mangue da Sabiaguaba
- Filme Ocepar - Código Florestal
- O Homem que Plantava Arvores
- Espaço Documentário - O Judiciário e a legislação ambiental
- Economia e Sustentabilidade - Cidades e Soluções
- A Carne e Fraca - documentário completo
- Da margem ao centro - o outro lado do desenvolvimento
- A grande farsa do aquecimento global
- Amazônia, heranças de uma utopia
- O verde violado: manguezais e carcinicultura
- Momento Ambiental - Desmatamento da Floresta Amazônica
- Sociedade dos Excluídos - Democracia no Lixão
- A Destruição do Índio - Caminho para Extinção (1961)
- Terra e Sustentabilidade - documentário completo
- Memórias de Vida e de Trabalho frente à construção de Belo Monte
- Redes de Educação Ambiental
- Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul)
- Rede de Educação Ambiental da Paraíba (REA/PB)
- Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal
- Rede Paulista de Educação Ambiental
- Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental
- Rede Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
- Rede Acreana de Educação Ambiental.
- Rede de Educação Ambiental de Pernambuco
- Rede Capixaba de Educação Ambiental
- Rede Universitárias de Programas de Educação Ambiental
- Rede Mato-grossense de Educação Ambiental :
- Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental
- Emater-MG - Rede de Educação Ambiental
- Blog de Cunho (socio)ambiental e científico
- Fórum de Direitos Humanos e da Terra
- Eco Química:Portal de Química e Meio Ambiente
- Vídeos de conhecimentos científicos em 5 min
- Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA)
- Política Ambiental, Agenda 21, Fauna e Flora, Clima Educação Ambiental, ...
- Projeto Pólen
- Projeto Pólen - Polos de Educação Ambiental do Norte Fluminense
- Rede Brasileira de Justiça Ambiental
- Livro - De Estocolmo a Joanesburgo
- INPE-Instituto de Pesquisas Espaciais
- Institucional, Pesquisa, Ensino, Atualidades e Serviços
- INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia
- Institucional, Pesquisa, Ensino, Atualidades e Serviços
- Licenciamento Ambiental do MMA
- Histórico, sobre LA, Manuais Técnicos e Cooperação Nacional e Internacional
- Plano Amazônia Sustentável: diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
- Plano Amazônia Sustentável / PAS-Maio 2008
- LBA
- Pesquisa, Programas publicações entre outros
- IBAMA
- Institucional, Serviços, Áreas Temáticas
- Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
- Mudanças Climáticas: Informações e Reflexões para um Jornalismo Contextualizado
- Grupo de pesquisa em MudanÇas ClimÁticas (GPMC)/ CPTEC/INPE
- (Baixar) Plano Nacional sobre Mudanças do Clima – PNMC
- (Baixar) Protocolos de Montreal e Quioto- União em benefício global
- Quarto Relatório de Avaliação do IPCC - Mudança do Clima 2007
- Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade
- WWF-BRASIL
- Fundo Mundial para a Natureza - Organização Não-Governamental (ONG)
- Dossiê (Teoria da) Complexidade - Revista Sociologias
- Sociedade e conhecimento – ordem, caos e complexidade
- O impacto epistemológico das investigações sobre "complexidade"
- Complexity in dialectical totality
- Conhecimento e sociedade: diálogos impertinentes
- O que há de complexo no mundo complexo? Niklas Luhmann e a Teoria dos Sistemas Sociais
- A reinvenção dos corpos: por uma pedagogia da complexidade
- Site de Edgar Morin e outros links de Grupos e Artigos sobre Complexidade
- O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade
- Planeta a aventura desconhecida
- Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo
- Instituto Internacional para el Pensamiento Complejo
- Association pour la Pensée Complexe
- Reseña de ““Olhar sobre o olhar que olha”: Complexidade, Holística e Educação”
- Educação no século XXI saberes necessários segundo Freire e Morin
- Complexidade da avaliação – avaliação na complexidade
- Ética, direito e ciência no paradigma da complexidade
- O despertar ecológico Edgar Morin e a ecologia complexa
- O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade
- Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas
- TEORIA DA COMPLEXIDADE E PÓS-MODERNISMO: CONTRIBUIÇÕES DA
- Complexidade, Caos e Auto-organização
- Edgar Morin, a dialogia de um Sapiens-demens
- A cultura da complexidade e a complexidade da cultura
- Edgar Morin: Complexidade, transdisciplinaridade e incerteza/Izabel Petraglia
- Edgar Morin, um virtuose que se opõe a qualquer interdição intelectual (Entrevista com Edgar Morin)
- Dossiê: Educação e Complexidade, edição especial da Revista Educat em Revista
- A complexidade Inerente aos Processos Identitários Docentes
- Complexidade em Tempos Incertos
- Entrevista de Edgar Morin Concedida a Revista Escola
- EDGAR MORIN: 'O mestre tem obrigação de formar' (Entrevista
- Da necessidade de um pensamento complexo
- EDGAR MORIN: uma inteligência contra o mal-estar contemporâneo
- As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente
- EDGAR MORIN OU A CONTRADIÇÃO COMO ETHOS
- O Pensamento Complexo de Edgar Morin
- Os sete saberes necessários à educação do futuro
- Teoria da complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia
- O paradigma da complexidade ea análise organizacional
- Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas
- Complexidade, Caos e Auto-organização
- Causalidade, contingência, complexidade: o futuro do conceito de risco
- Representação e complexidade
- Complexidade e seus reflexos na educação
- Relações de gênero, meio ambiente e a teoria da complexidade
- Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido
- As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente
- Livros de Educação Ambiental disponível a ler
- Caminhos da educação ambiental: da forma à ação
- O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental
- A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes
- Educação ambiental: natureza, razão e história
- Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica
- Ética e educação ambiental: a conexão necessária
- Educação ambiental: no consenso um embate?
- Educação ambiental: princípios, história, formação de professores
- A dimensão ambiental na educação
- Enrique Leff
- (Livro Leitura) Saber ambiental: sustentabilidad, racionalidad, conplejidad, poder
- (Livro Leitura) Green production: toward an environmental rationality
- (Livro Leitura) La transición hacia el desarrollo sustentable
- (Livro Leitura) La complejidad ambiental
- (Livro Leitura) Los problemas del conocimiento y la perspectiva ambiental del desarrollo
- (Livro Leitura) Racionalidad ambiental. La reapropiacisn social de la naturaleza
- Etnobotánica, biosociología y ecodesarrollo
- La Esperanza de un Futuro Sustentable: utopía de la Educación Ambiental
- Ética por la vida. Elogio de la Voluntad de Poder
- Universidad, interdisciplina y formación ambiental
- Decrecimiento o desconstrucción de la economía: hacia un mundo sustentable
- La Ecología Política en América Latina: un campo en construcción
- Ecofeminismo: el género del ambiente
- Michael Löwy
- Despotisme bureaucratique et servitude volontaire dans Le Château de Franz Kafka
- Notes sur la réception de Mannheim en France
- « Devant la Loi » : le judaïsme subversif de Franz Kafka
- Um intelectual marxista: entrevista com Michael Löwy
- Eric Hobsbawm, sociólogo do milenarismo campesino
- A teoria do desenvolvimento desigual e combinado
- Écosocialisme et planification démocratique
- Por um novo internacionalismo
- Barbárie e modernidade no século XX
- Resistências Culturais à Dominação Imperial. A Alternativa Socialista
- Marxismo e cristianismo na América Latina
- Crise ecologique, capitalisme, altermondialisme. Un point de vue eco-socialiste
- Ecosocialism: towards a new civilization
- Valores de una nueva civilización
- Ecosocialism and Democratic Planning
- Resistências Culturais à Dominação Imperial. A Alternativa Socialista
- Cenários do pior e alternativa ecossocialista
- Marxismo e Emancipação na América Latina
- Ecossocialismo: perspectivas para a sustentabilidade e a educação ambiental
- La Teología de la Liberación: Leonardo Boff y Frei Betto
- Henri atlan
- Immune information, self-organization and meaning.
- La fin du" tout génétique"?: vers de nouveaux paradigmes en biologie
- Temps biologique et auto-organisation
- Du bruit comme principe d'auto-organisation
- Déterminisme et prédétermination
- Ruído e determinismo: diálogos espinosistas entre antropologia e biologia
- Entre le quant-à-soi et l'universel : le normatif ou le deuxième niveau de l'éthique
- Connaissance, gloire et « de la dignité humaine
- La mythologie de l’utérus artificiel
- Vandana Shiva
- Staying alive: Women, ecology, and development
- The violence of the green revolution: Third World agriculture, ecology, and politics
- Monocultures of the mind: Perspectives on biodiversity and biotechnology
- Stolen harvest: The hijacking of the global food supply
- Earth democracy: Justice, sustainability and peace
- Biodiversity: social & ecological perspectives
- Close to home: Women reconnect ecology, health and development
- "Life inc.": biology and the expansion of capitalism markets
- El saber propio de las mujeres y la conservación de la biodiversidad
- Entrevista/Vandana Shiva: 'Financeirização da economia está na raiz da crise'
- Globalisation and Threat to Seed Security Case of Transgenic Cotton Trials in India
- The evolution, structure, and impact of the Chipko Movement
- Farmers' rights, biodiversity and international treaties
- Las guerras del agua: privatización, contaminación y lucro
- Reductionism and regeneration: A crisis in science
- Social, economic, and ecological impact of social forestry in Kolar
- La praxis del ecofeminismo: biotecnología, consumo y reproducción
- Monocultures, monopolies, myths and the masculinization of agriculture
- The suicide economy of corporate globalization
- Economic globalization, ecological feminism, and sustainable development
- Globalisation and Talibanisation
- Fazendo as pazes com a diversidade
- El vínculo sagrado con la tierra
- The food emergency and food myths
- «El tsunami: un aviso de la madre Naturaleza»
- Globalisation: A War Against Nature and People of the South
- Fritjof Capra
- As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável
- Leonardo Boff
- Saber cuidar: ética do humano
- Ecologia, mundializacao, espiritualidade: a emergencia de um novo paradigma
- O cuidado essencial: princípio de um novo ethos
- Sonlbras na Catedral: A Influência New Age na Igreja Católica e o Holismo da Teologia de
- A ética e a formação de valores na sociedade
- O casamento entre o Céu e a Terra - Contos dos povos indígenas do Brasil
- Respeto y cuidado hacia la comunidad de la vida mediante el entendimiento, compasión y amor
- A Igreja como Sacramento e as Religiões da Terra
- La contradicció capitalisme / ecologia
- Humanidades hoy en América Latina
- Espiritualidade: um caminho de transformação
- Introducing liberation theology
- Ricos epulones y pobres lázaros
- História da sustentabilidade
- Michel Serres
- Michel Serres with Bruno Latour Conversations on science, culture, and time
- Novas tecnologias e sociedade pedagógica Uma conversa com Michel Serres
- A comunicação contra a cultura: entre a Disneylândia e os ayatolás
- O nascimento da física no texto de Lucrécio correntes e turbulências
- Les grands débats sont souvent très simples
- Le droit peut sauver la nature
- Peut-on dire encore le pouvoir spirituel ?
- Avant-propos. Petite Poucette
- Joan Martínez Alier
- Conflits écologiques et langages de valorisation
- De l’économie à l’écologie en passant par les Andes
- La Interpretación Ecologista de la historia socio-económica: algunos Ejemplos Andinos
- La actualidad de la Reforma Agraria
- Marxism, Social Metabolism, and Ecologically Unequal Exchange
- Los conflictos ecológicos-distributivos y los indicadores de Sustentabilidad
- Temes d'història econòmico-ecològica
- Apropiación de la naturaleza por una comunidad Maya yucateca: un análisis económico-ecológico
- Urbanismo y ecología en Barcelona
- Hacia un decrecimiento sostenible en las economías ricas
- Hacia una economía sostenible: dilemas del ecologismo actual
- Viejas ideologías y nuevas realidades corporativistas
- Ecología Industrial y Metabolismo Socioeconómico: concepto y evolución histórica
- Los conflictos ecológico-distributivos y los indicadores de sustentabilidad
- Introducción a la economía ecológica
- De la economía ecológica al ecologismo popular
- The environmentalism of the poor: a study of ecological conflicts and valuation
- Ecologia e os pobres: uma dimensão esquecida da história latino-americana
- Comparabilidade fraca de valores como base para a economia ecológica
- Trade and the environment: from a 'Southern'perspective
- The environment as a luxury good or “too poor to be green”?
- La crisis económica vista desde la economía ecológica
- La pobreza como causa de la degradacion ambiental. Un comentari0 al Informe Brundtland
- Ecological perception, environmental policy and distributional conflicts: some lessons from history
- Uma transição sócio-metabólica para a sustentabilidade? Desafios para uma outra grande transformação
- erfis metabólicos de países e conflitos de distribuição ecológica
- Ativos de papel, dívidas reais: uma exploração ecológico-econômico da crise econômica global
- Globalização e pobreza: uma perspectiva ecológica
- Deuda ecológica y deuda externa
- Teorias e métodos em economia ecológica: uma classificação provisória
- Marxismo, metabolismo social e do Comércio Internacional
- Cuantificación de la deuda ecológica
- Agricultura campesina, mercado y biodiversidad. Valoración económica vs. valoración socioecológica
- Tim Ingold
- The Temporality of the Landscape
- The appropriation of nature: essays on human ecology and social relations
- Tres en uno: Cómo disolver las distinciones entre cuerpo, mente y cultura
- An anthropologist looks at biology
- El Forrajero óptimo y el hombre económico
- Creativity and cultural improvisation: An introduction
- Beyond biology and culture. The meaning of evolution in a relational world
- Epilogue: Towards a politics of dwelling
- Reindeer economies: and the origins of pastoralism
- Bringing things to life: Creative entanglements in a world of materials
- On the Distinction between Evolution and History
- Bringing Things Back to Life: Creative entanglements in a world of materials
- Da transmissão de representações à educação da atenção
- Arturo Escobar
- After Nature: Steps to an Antiessentialist Political Ecology
- El lugar de la naturaleza y la naturaleza del lugar:¿ globalización o postdesarrollo?
- El final del salvaje: naturaleza, cultura y política en la antropología contemporánea
- Power and visibility: Development and the invention and management of the Third World
- Culture, Practice and Politics
- Más allá del tercer mundo. Globalización y diferencia
- Worlds and knowledges otherwise 1
- El “postdesarrollo” como concepto y práctica social
- Anthropology and development
- Displacement, development, and modernity in the Colombian Pacific
- The invention of development
- An ecology of difference: Equality and conflict in a glocalized world
- Other worlds are (already) possible: cyber-internationalism and post-capitalist cultures
- Depois da natureza: passos para uma ecologia política anti-essencialista
- Difference and Conflict in the Struggle Over Natural Resources: A political ecology framework
- La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales
- La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales
- Desplazamientos, desarrollo y modernidad en el Pacífico colombiano
- Una minga para el posdesarrollo
- as antropologías del mundo. transformaciones de la disciplina a través de los sistemas de poder
- Postconstructivist political ecologies
- Modernidad, identidad y la política de la teoría
- Political Ecology of Globality and Diference
- Hans Jonas
- O fardo e a benção da mortalidade
- Cosmos: a sketch of a physical description of the universe
- Personal narrative of travels to the equinoctial regions
- Aspects of nature, in different lands and different climates
- Toward a philosophy of technology
- Philosophical reflections on experimenting with human subjects
- The imperative of responsibility: in search of an ethics for the technological age
- Humberto Maturana
- Cognição, ciência e vida cotidiana
- Emociones y lenguaje en educación y política
- Biology of language: The epistemology of reality
- Anatomy and Physiology in the Frog
- La realidad: objetiva o construida?: I. Fundamentos biológicos de la realidad
- Amor y juego: fundamentos olvidados de lo humano
- The nature of the laws of nature
- El origen de las especies por medio de la deriva natural
- Desde la biología a la psicología
- Octavio Paz
- Sor Juana, or, The traps of faith
- Traducción: literatura y literalidad
- La búsqueda del comienzo: escritos sobre el surrealismo
- Conjunctions and disjunctions
- Ensayos
- Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade