Domingo, 28 de Fevereiro de 2010

Faça um experimento para provar que as plantas são seres vivos

 

Vá cozinhar batatas!!!
In: Ciência Hoje das Crianças. Disponível em:chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2005/156/va-cozinhar-batatas

 

As plantas são seres vivos. Ora, ora! Você deve estar pensando: “isso eu já sei!”. Agora, quer uma prova de que aquela batata que está na sua geladeira ou em cima do armário da cozinha tem vida? Então, faça o teste!

Pegue duas batatas (mais ou menos do mesmo tamanho), uma panela, um prato, uma faca sem ponta, um pouco de açúcar e peça a um adulto dois minutos de ajuda, pois será preciso usar o fogão.
 

Tudo separado? Então, descasque as batatas. Coloque uma delas na panela com água (agora você precisa do adulto para acender o fogão) e deixe-a cozinhar até que fique macia e firme, sem se despedaçar.

Depois que a batata cozida estiver fria, use a faca sem ponta para fazer um buraco do mesmo tamanho em cada batata. Feito isso, encha os buraquinhos com a mesma quantidade de açúcar e coloque as batatas, com as cavidade para cima, dentro de um prato com água.

Elas devem ficar ali por 30 minutos. E você, de vez em quando, pode dar uma espiada para ver o que está acontecendo.

Resultado:

Repare que na batata crua a cavidade preenchida com açúcar fica rapidamente cheia de água. Essa água, não se esqueça, passa do interior das células para o açúcar. Aí o açúcar se dissolve, formando uma solução semelhante a um xarope. Esse processo é chamado de osmose e só ocorre em células vivas. A água perdida pelas células que rodeiam a cavidade pode ser recuperada das células vizinhas, que, por sua vez, vão retirar água de outras células vizinhas, até que as células de batata que estão em contato com o prato retirem dele a água que perderam para suas vizinhas. Se você acompanhar o experimento por um período de tempo maior, verá que a água acumulada na cavidade vai aos poucos sendo reabsorvida.

Na batata cozida, o açúcar, apesar de ligeiramente úmido, continua granulado. Isso porque, com o cozimento, as células da batata morrem, não podendo mais realizar o transporte de água por osmose.

A Redação. 

publicado por jondisonrodrigues às 18:25

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

-mais sobre mim

-pesquisar

 

-Novembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-Visitas

-arquivos

-links

blogs SAPO

-Visitantes Maps