Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013

VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade

Sobre a Conferência

A importância do meio ambiente e sua relação com o desenvolvimento e a qualidade de vida humana foram discutidas pela primeira vez em nível internacional na Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo. A divisão socioeconômica entre os países desenvolvidos e aqueles em via de desenvolvimento, frequentemente referidos como primeiro e terceiro mundos, foi novamente destaque na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de Johannesburgo, em 2002 e Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada no Rio de Janeiro em 2012, a Rio+20. A Educação Ambiental traz, em seu bojo, diversos “mundos”, como ricos e pobres, norte e sul, educação ambiental tradicional e crítica entre outros. É absolutamente necessária uma abordagem coerente para estes “mundos” visando o trabalho colaborativo e a discussão sobre os caminhos para o enfrentamento dos nossos problemas socioambientais.

A ideia de uma conferência que aborde o “melhor dos dois mundos” surgiu inicialmente na África do Sul e Malásia e mais tarde recebeu o apoio do Reino Unido. Uma característica comum compartilhada entre esses países eram suas preocupações relacionadas com a vulnerabilidade de sua rica biodiversidade, as ligações histórico ­culturais entre os países e as rápidas mudanças que estão ocorrendo nos contextos biofísicos e sociais nos países em desenvolvimento. A urbanização e seus efeitos associados, tais como a perda da biodiversidade, a degradação da qualidade de vida, os problemas de transporte público, as questões de gestão de resíduos, a migração rural­-urbana e outros desafios não faltam. O Brasil uniu­-se a esse esforço em discutir e trazer a tona o que de melhor temos nos “dois mundos” e compartilhar suas experiências nessa área.

A sexta edição da “Best of Both Worlds Conference”será realizada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Bertioga (SP), de 12 a 16 de maio de 2014, local do evento e hospedagem dos participantes, com objetivo de reunir profissionais e acadêmicos envolvidos na educação e comunicação ambiental para conhecer e compartilhar experiências em direção à constituição de sociedades mais sustentáveis.

Objetivos

O objetivo principal da Conferência é criar oportunidades para compartilhar experiências internacionais e locais em Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)  e contribuir para o estabelecimento de redes articuladas nessa área.

Além disso, a Conferência visa:

  • Compartilhar as práticas e pesquisas em Educação Ambiental e EDS nas áreas de conservação da biodiversidade, ambientalização de escolas e instituições de ensino superior e gestão participativa em comunidades rurais
  • Fortalecer parcerias entre as diferentes instituições que atuam na área de Educação Ambiental
  • Discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas em Educação Ambiental nos países em vias de desenvolvimento
  • Aproveitar o conceito de tempo livre e vivenciar os biomas e suas ricas diversidades
  • Proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades sócio-educativas-culturais promovidas pelo SESC

 Temas

Propostas de trabalhos e apresentações de pôsteres devem abordar os seguintes temas:

  1. Biodiversidade e Educação Ambiental em Espaços Educadores
  2. Educação Ambiental nas escolas e Instituições de Ensino Superior
  3. Educação Ambiental e gestão participativa em comunidades rurais e tradicionais

 Os seguintes aspectos também podem ser abordados quando se discutem os três temas principais:

  • Valores e princípios da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável
  • Perspectivas teóricas em EA e EDS
  • Estratégias para integrar EA em espaços não formais de aprendizagem
  • Parcerias e redes em EA e EDS – iniciativas locais e internacionais

Envio de trabalhos

Indivíduos ou organizações interessadas em submeter trabalhos para o evento podem enviar seus resumos, de até 400 palavras, em um dos três idiomas da Conferência (português, inglês ou espanhol), o mais tardar até 23 de Dezembro de 2013. Os trabalhos poderão ser apresentados sob a forma de pôster ou apresentação oral, cada autor poderá apresentar apenas um trabalho.

Os participantes cujos resumos forem aceitos serão notificados, até 17 de Janeiro de 2014, e convidados a submeter o trabalho completo. Trabalhos completos aprovados pelo Comitê Científico serão incluídos nos Anais da Conferência a serem publicados posteriormente.

Inscreva-se aqui para receber informações atualizadas sobre a conferência.

LINK SITE DE EVENTOhttp://www.bestbothworlds2014.sc.usp.br/

publicado por jondisonrodrigues às 23:12

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

-mais sobre mim

-pesquisar

 

-Novembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-Visitas

-arquivos

-links

blogs SAPO

-Visitantes Maps