Segunda-feira, 11 de Junho de 2012

Site muito interessante sobre a dimensão ambiental

http://www.sobrenaturezas.blog.br/

 

SobreNaturezas é um grupo interdisciplinar que reúne professores e estudantes de pós-graduação e graduação vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na PUCRS o Grupo é apoiado pelo CNPq e o IPEA/CAPES por meio do Projeto Cátedras de Desenvolvimento. Na UFRGS conta com apoio da CAPES e do CNPq.

 

O Grupo foi criado em 2007 a partir da pesquisa O Cultivo de si nas paisagens da ecologia e do sagrado (CNPq) onde se procurou compreender os pontos de intersecção entre práticas ecológicas e religiosas que dão origem a processos de sacralização da natureza nas práticas de educação ambiental e de “naturalização” do sagrado nas práticas religiosas. Seu principal objetivo era investigar nos casos estudados a busca da cura e bem estar individual e planetário como experiências formativas associadas ao aperfeiçoamento de si e a formação de um selfvirtuoso, sintonizado com os ideais de bem viver ecológico (sujeito ecológico).

 

Atualmente, o grupo investiga processos de ambientalização social com ênfase em práticas educativas e religiosas. Busca compreender como o ideário ambiental tem sido internalizado no âmbito de um novo conjunto de práticas sociais e educativas que se caracteriza por um maior grau de institucionalização. Neste sentido, destaca-se o papel moral que o ideário ecológico desempenha no contexto de uma sociedade pós-religiosa e o deslocamento da noção de cidadania política clássica para a de “cidadania ambiental”.

 

 

 

publicado por jondisonrodrigues às 02:40

link do post | comentar | favorito

-mais sobre mim

-pesquisar

 

-Novembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-arquivos

-links

blogs SAPO